Londres é a capital do mundo. Palco da revolução industrial, da revolução musical, do tempo (marco zero de todo o fuso horário global) e da rainha. Uma cidade para conhecer ao longo da vida.

E ela não é única, existem várias Londres dentro de uma só. E cada uma com seu perfume característico. Conheça alguns desses aromas com nosso guia Wanderlust London.

Big-BenDIA 1 – Comece com o óbvio, uma visita ao Palácio de Buckingham, Abadia de Westminster e Big Ben pode ser feita a pé. Se falar inglês e lembrar da mão inglesa, o ônibus é a melhor forma de transporte. Existem pontos sinalizados ao longo de toda a cidade e sua estrutura de rotas e horários é intuitiva e funciona muito bem. Corra para o segundo andar e torça para uma vista na janela em seus double-deckers vermelhos. Termine o dia com uma volta cheia de luzes e cores em Piccadilly Circus e suba a Regent’s Street para um drink no Cecconi’s ou uma volta por Oxford Street (se for um amante do chá vá até a Fortnum & Mason e experimente os blends deliciosos).

DIA 2 Depois de uma recepção agitada, reserve a manhã para conhecer o Borough Market, onde Jamie Oliver e outros chefs badalados garimpam os melhores produtores locais. Boa chance para provar queijos, biscoitos, cafés e outras iguarias locais. Mas, se nada lhe abrir o apetite, existem diversas barracas com comidas de todo o mundo a disposição, por cerca de 6 libras. Aliás, esta é uma prática comum em Londres: sempre que passar por um mercado de rua haverá delícias para te instigar. (Food Truck levado a uma outra dimensão).

Tate-Modern2De lá, parta para uma caminhada ao longo do rio Tamisa até o Tate Modern. O museu em si e a Millenium Bridge, construída a frente, são acontecimentos arquitetônicos à parte. Confira.

Se ainda houver pique (e luz), procure um porto e peça pelo Thames Clipper. Ao contrário dos barcos turísticos, o Clipper é o meio de transporte dos ingleses que precisam chegar até Greenwich, 8km à leste da London Bridge. Peça para descer na escola naval e reconhecerá semelhanças em sua construção. A escola, construída por Cristopher Wren, é criação de um dos principais arquitetos ingleses, pai da St Paul’s Catedral. O prédio fica dentro de um maravilhoso parque e é marcado pela passagem do Meridiano de Greenwich. O marco zero do tempo está guardado em um dos bairros mais simples e lindos da capital.

Ainda em Greenwich, experimente um dos inúmeros restaurantes vietnamitas da região. Para fazer a digestão e aproveitar uma noite sem muita badalação, atravesse o rio por DLR (trem sobre superfície) e vá ao 02 Center, em Canary Wharf, assistir qualquer filme. A mãe de todas as salas de cinema.

DIA 3 – Back to basic, comece o dia em Trafalgar Square e caminhe pela rua The Strand. Pausa para o café no Curzon e, se for amante de cinema, já aproveite para pegar alguma sessão. Toda essa região está próxima do Soho e Chinatown, onde certamente você se perderá nas delícias gastronômicas, seja de rua ou de um dos restaurantes estrelados pelo guia Michelin que existem por ali.

London

Ainda nesta área você encontrará a Leicester Square Theatre, palco dos grandes lançamentos do cinema mundial e de diversos clássicos do teatro, com destaque para o Les Miserables. Outro ponto que deve entrar no roteiro é a Carnaby St, rua conhecida historicamente como reduto das artes, moda e música – aliás, foi dali que surgiu a minissaia criada pela estilista Mary Quant. Ainda neste mesmo mood caminhe até Covent Garden, onde também encontrará diversas lojas. Para finalizar o dia indicamos o restaurante Clos Maggiore, uma deliciosa combinação de bom vinho e comida francesa contemporânea. Reserve antes e peça uma mesa no jardim de inverno. Dose certa de romantismo pra viagem.

ShoreditchDIA 4 – Chegou a hora de conhecer uma outra Londres, onde tendências surgem a cada segundo e a vida artística é pulsante. Vamos para East London! Desça em Shoreditch High Street e procure o primeiro ponto de bicicletas de aluguel – daquelas que você pode ficar 30 minutos até achar o próximo ponto ou o dia todo com a bike por 5 libras. Essa região é reduto da maior coleção de arte de rua do mundo e não difícil encontrar as assinaturas de Banksy, Space Invader, Shepard Fairey, Borondo, Stik, Os Gêmeos, Pure Evil, entre outros tantos.

Columbia-Road-Flower-MarketAinda em East London não perca Brick Lane e seus lendários (e picantes) currys, Spitafields Market e Columbia Road para um passeio florido. Caso queira chegar ainda mais nas fronteiras artísticas da cidade explore a Hackney, mas fique atento às datas e horários de funcionamento. É o tipo de passeio para quem curte descobrir coisas novas – e se surpreender com elas.

Truscott-ArmsDIA 5 – Se seu quinto dia for no sábado, reserve para um passeio em Portobello, mercado de antiguidades mais tradicional de Londres. No coração de Notting Hill, o passeio é um convite para conhecer o bairro mais aconchegante da cidade. Em uma de suas travessas, encontrará a Ledbury Road, e no número 46 a boutique Wolf & Badger, que exibe uma seleção de joias Mama Coca. (sim, nós estamos na terra da rainha!). De lá, vale caminhar até o bairro Little Venice e desfrutar de um fim de tarde a beira rio. Já a noite, procure pelo Truscott Arms, um dos melhores gastropubs da região para um jantar inglês regado a pints artesanais.

Wolf-and-Badger2
DIA 6 – Em algum moment, terá que visitar o Camden Market. Antigamente, o bairro era reduto de artesãos e o resultado é uma região rica em cultura punk, pop, reggae, rock e eletrônica. Camden é a mescla viva e pulsante de tudo isso. Passeie por seu mercado e se perca entre suas lojas. De lá, estará a um pulo do Regent’s Park, um dos parques mais belos da cidades. Procure por Primrose Hill e veja a cidade do alto.

DIA 7 – E no sétimo dia eles descansaram… Então faça como os ingleses e celebre um dia de Sol com piquenique em Kew Gardens. Na volta, pare no Chelsea para uma visita a Saatchi Gallery e a um dos vários cafés e livrarias do bairro – destaque para a Taschen. Uma vez na região de Knightsbridge, visite a Harrod’s, a meca do luxo global. É considerada a mais importante loja de departamento do mundo, mas se tiver pouco tempo e muito amor por estes tipos de passeios, prefira a Liberty London próxima a Regent St. Se nenhum desses passeios forem sua praia, faça uma visita aos museus Victoria & Albert e seu vizinho, o Science Museum.

DIA 8 -Aproveite o dia livre! Se estiver sol, veja a cidade de cima pelo London Eye ou celebre com um drink no Duck and Waffle, no centro da cidade. O prédio de 50 andares oferece uma rara vista da cidade. Reserve antes and dress smart.

London-Eye

Se você tiver alguma dica adicional de Londres deixe seu comentário!