O seu ritual matinal cria as bases para o resto do dia. 

 

Pense comigo. Seu cérebro se alimenta de hábitos. Hábitos automáticos que fazem você realizar tarefas sem resistência e gastando pouca energia. 

Voce escova os dentes. Voce esquenta água para um café. Voce checa e-mails. Voce come um docinho depois do almoço. Seja qual for sua rotina, tudo isso é feito sem esforço pois já se internalizou como um hábito do cérebro. Sendo assim, é necessário treinar o cérebro para a produtividade e para a liberdade com novos hábitos. 

 

As primeiras horas do dia são os melhores momentos para criar novos hábitos. Os pensamentos estão puros e suas ações irão dar o tom do dia. Tomar vantagem desse estado com mais pureza trará benefícios mais duradouros e transformadores. 

Queremos tanto ser felizes, no entanto… nos ocupamos demais para ser felizes. Com o que? Com coisas que eventualmente poderá nos trazer a sensação de felicidade. 

A primeira coisa a ser feita é entender que felicidade, euforia e alegria não andam juntos. Euforia é um sentimento estimulado pelo prazer corporal: a cafeína de um shot de expresso. A adrenalina antes do pulo. Hormônios liberados através de estímulos. A alegria é um riso interior onde até o sangue pulsa diferente. A felicidade não depende de prazer, euforia, alegria, riso ou choro. A felicidade apenas é. A felicidade é um estado onde você não reconhece algo como bom ou ruim. Simplesmente agradece por cada passagem e respira profundamente a cada desafio que se apresenta. Seria a felicidade um estado… blasè? (risos). Pode até ser, desde que você se sinta preenchido de você mesmo. Em paz com seu caminhar, em paz com o presente momento sem achar que a felicidades existe condicionada à algo. Quando você conseguir aquela promoção, quando você estiver naquela viagem. Tudo isso gera dor pois nunca será o suficiente. Nunca estará bom. E as vezes, a felicidade está na louça matinal, na gratidão por ter uma casa. Nos filhos chamando sua atenção. No choro sem resposta (e pergunta). E por isso a importância do ritual matinal. Para se alinhar com sua essência. Em sua verdade mais pura está a felicidade

Existem várias formulas prontas de rituais e algumas testadas por aqui. A que mais funciona é a sua. Primeiro é necessário uns bons dois meses de disciplina até os hábitos serem internalizados. Antes demorava 3 horas para eu concluir o ritual matinal. Ficava perdida, me distraia enquanto respondia e-mails entre séries de exercícios e passava tempo demais entendendo as prioridades matinais. Resultado: tinha que acordar 5h45 para concluir tudo e virava uma obrigação matinal. Chegava ao atelier exausta ao invés de energizada. Comecei a anotar tudo que gostaria de fazer de manhã e hoje, 4 anos depois, posso dizer que consigo concluir várias tarefinhas que trazem bem estar matinal de forma automatizada e sem questionar muito. Segue o ritual Mamacoca para o despertar:

1 – 6am Deixar o celular longe da cama e sempre acordar no mesmo horário, ate sábado e domingo, e qualquer coisa, tirar uma sonequinha depois ou medite por 20min depois do almoço. 

2 – Quando o celular desperta, depois de 2 meses na rotina, o natural é o sono ficar mais leve perto da hora de acordar. É natural virar na cama uns 10 minutos antes do celular tocar. Não aperte o botão de snooze de jeito nenhum pois sempre irá se arrepender daqueles 10 minutos inúteis na cama porém muito úteis na rotina matinal.

3 – 6h10am Cuidados com a higiene bucal – escove os dentes, tome meio copo de água morna, raspe a língua e faça um bochecho por 5-20 minutos com oleo de vegetal. Enquanto faz seu bochecho, esquenta uma água, prepara um copo com meio limão espremido e coloca água morna. A água com limão em jejum muda imediatamente o ph do corpo e tudo desperta assim que ela entra na corrente sanguínea. 

4 – 6h40am Lave o rosto com água, assim ele começa a desinchar, e seguimos no processo de despertar. Eu particularmente além de lavar o rosto, lavo e guardo a louça pois ainda estou em modo soneca e não reflito muito sobre a ação. A louça de meia hora do dia anterior rapidamente vira uma louça de 5 minutos pois somos muito mais objetivos pela manhã.

5 – 7h00am Aproveite o estado ainda onírico, porém desperto para meditar por 2,5,10,20 minutos. Coloque o despertador. Concentre-se na sua respiração e repita mantras de afirmação no presente: eu agradeço por ser saudável, agradeço pela minha família (e dai você brinca com sua mente e agradece por coisas que nem aconteceram: agradeci pelo apartamento no qual moro sem mesmo conhecer ele. Quando fui visitar mal podia acreditar que era o apartamento que visualizei nos mínimos detalhes. Agradece pela Terra também estar em equilíbrio amoroso porque ela tá precisando sabe?

6 – 7h35am Yoga ou alongamento por 20 minutos. Algo para gerar endorfina no corpo, ainda em jejum e levantar instantaneamente a disposição. 

7 – 8h00am – Regar as plantas, conversar com elas um pouquinho e agradecer por elas deixar tudo mais bonito e perfumado.

8 – 8h10am – Tomar um banho delicioso, não muito quente e rápido. Passar hidratante ou óleo fazendo uma automassagem ao invés de se secar. 

9 – 8h20am – Colocar aquela roupa linda e confortável que você escolheu enquanto tomava banho, ou na noite anterior e fazer a mala do dia: o agasalho, a roupa do treino, a maquiagem para o jantar com as amigas, nossas amuletos para seguir despertas e conectadas. 

10 – 8h30am – Fazer a rotina de pele: hidratante e protetor solar no mínimo. 

11 – 8h45am – Bater aquela vitamina esperta. Ou comer aquela frutinha amassada com aveia. Ou seja lá o que for: pense comida para o cérebro. A primeira refeição do dia é idealmente a mais saudável pois seu corpo está purinho para receber as vitaminas. Evite industrializados e coisas com açúcar para que o resto do dia não seja um desejo constante por estes itens. 

12 – 9h00 – Definir duas prioridades para seu dia: profissionais ou pessoais. Duas coisas importantes pra você resolver. E comece pela mais desafiadora/difícil.

13 – 9h10 – Essa hora você libera o celular. 10 minutinhos de redes para por o papo e tarefas em dia. Começar o dia com o celular nos deixa ansiosos. Como ter um dia bom depois de ver todos na praia, comendo comidas saudáveis, e fazendo programas incríveis no instagram? Defina primeiro você o tom do dia. 

14- 9h20 – Sou bem adepta ao transporte de bicicleta, então saindo esse horário, chego 10h00 no atelier. No trajeto já tem a playlist pensada, prioridades definidas, café da manhã tomado e por ai vai. Se preciso chegar as 9h no atelier, começo uma hora antes. Se sei que vou ficar até tarde trabalhando, me dou uma hora a mais de ritual para cozinhar alguma marmitinha gostosa para comer durante o dia, para passar em alguma feira ou sacolão e abastecer a geladeira ou para resolver chatices do mundo moderno: a lâmpada que queimou, o vaso de plantas que precisa ser trocado, a manutenção da composteira que precisa ser feita.

15 – Precisei anotar tudo isso num papelzinho para não ficar dispersa e conseguir cumprir todas essas ambições. De todas essas dicas: água com limão, meditação, exercício, prioridades matinais, comida para o cérebro são as mais importantes. Dormindo as 23h e acordando as 6h são 8 horas de sono. Mas quem dorme 8 horas no mundo globalizado de hoje né mores? Prefiro as vezes dormir 6 horas e tirar essas 2 horas para repor energias pois sei que esse ritual me dá mais qualidade de sono depois. 

Pense em qualidade e não quantidade de repouso. É tudo uma questão de elevar a energia vital 😉 

E para as mamães de plantão – nosso profundo respeito. Não está fácil equilibrar todas as tarefas nos dias de hoje. A dica que fica é: como condensar essas 2 horas em dois minutos? Como trazer o filhote para rotina? Como fazer parecer que durante esses dois minutos (ou duas horas) alguma coisa esta sob controle? Já que depois o mundo nos mostra que claramente se multiplica no caos <3 

Segue um video para inspirar com nossa musa da coleção DIA @vittorialapertosa

 

 
 
 
E voce? Qual a sua parte preferida do seu ritual matinal?