Se você acabou de acordar de uma longa hibernação e não sabe o que é um podcast. Entendemos. É um fenômeno que ganhou força nos últimos 10 anos. Não é um programa de rádio, não é uma música.  A palavra podcast é junção de Pod – “Personal On Demand” (pessoal sob demanda), retirada de iPod, com broadcast (radiodifusão).

Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização, e costuma abordar um assunto específico para construir uma audiência fiel

Ou seja: existem duas diferenças básicas entre os podcasts e os programas de rádio. Enquanto os programas são transmitidos em tempo real, os podcasts são compartilhados em sites e/ou plataformas na internet, ficando disponíveis para escutar a qualquer momento. Sendo assim, a transmissão é diferente para cada um.

A segunda diferença consiste na tecnologia utilizada na distribuição desses conteúdos.

Programas de rádio são distribuídos via frequências de rádio.  Já os podcasts utilizam a internet sendo necessário dispositivos que se conectem à rede como computadores, tablets e smartphones. 

 

Fofocas Cósmicas

Em 2020, nasce o podcast da Mamacoca Joalheria. Livia do Lago Basile, decide colocar a boca no microfone para as histórias de roda amigos que contava sobre como o ser humano chegou até aqui. Nessas conversas inusitadas, Livia sempre era incentivada para levar essas palavras, aprendizados, mensagens e histórias adiante, para atingir pessoas e tocá-las da forma que tocava nessas conversas. 

Nasce 1 de abril de 2020, o Podcast Fofocas Cósmicas. 

A pergunta que não quer calar: como criar um podcast? Pois bem cariño, habemos dicas de ouro para você que pensa em lançar o seu ou morre de curiosidade para saber como acontece a magia do podcast. 

 

Como Criar um Podcast?

*importante lembrar que nada aqui está escrito na pedra, e que o seu processo pode ser totalmente diferente, mas o processo do nosso podcast pode servir de base para a construção do seu 🙂 

  1. O primeiro passo foi decidir que o Fofocas Cósmicas (e o seu podcast) deveria existir. Por uma questão de necessidade. Sim, há coisas que devem ser feitas queira ou não. Avalie qual o impulso que faz você querer lançar seu podcast. 
  2. Já no segundo, a gestação começa! Escutamos mais podcasts, devoramos referências, estudamos ainda mais sobre os objetivos e porquês do nosso podcast e o que queríamos exatamente para ele .
  3. Definimos uma linha editorial – tamanho do episódio, como seria a linha narrativa, se teria convidados ou não, mais apresentadores ou não. 
  4. Definimos uma periodicidade para manter a constância. Começamos semanal e agora estamos quinzenalmente com novos episódios.
  5. Com tudo isso redondo, é hora de procurar quem pode te ajudar na criação da sua identidade sonora, que faz com que a experiência de ouvir o Fofocas, seja uma experiência memorável. Quem nos ajudou nesses pontos foi a queridíssima Clara Ribeiro da Raval Music Branding.
  6. O music branding vai construir uma identidade sonora e partir das trocas e pesquisas, irá compor sua vinheta de introdução do podcast, desenvolver efeitos sonoros, criar vinheta final de saída e editar seus audios.
  7. Em paralelo a esse estudo musical, você poderá definir pautas para serem abordadas em sua linha narrativa. 
  8. Invista em um pequeno microfone. Nós demos um passo além e investimos em uma placa de som. Grave em um local silencioso, pode ser no seu armário ou poderá fazer um casulinho na cama embaixo de cobertas. Se optar por gravar no celular, lembre-se de deixar ele em modo avião e no modo silencioso. Se for gravar no computador, use seu fone de ouvido ou microfone e baixe o software livre Audacity. Abra o programa e verifique se está captando o áudio via seu microfone. Faça alguns testes de gravação. 
  9. Com seu roteiro pronto e hora de gravar!  A dica é: beba água e faça alguns exercícios para aquecer o gogó. Alongue o pescoço, respire profundamente e relaxe a musculatura.
  10. Aqui o áudio retorna para a agência e depois retorna para você aprovar. Aprovado? Hora de colocar o podcast no ar, entregar seu trabalho pro mundo e divulgar da melhor maneira possível. Não trabalha/não quer trabalhar com agência? Meu amor, use a tecnologia na palma da mão. Os programas de edição de som farão milagres nesse quesito. O próprio Audacity te dará todos recursos e você pode também experimentar com o Adobe Auditions.
  11. Chegou a hora de publicar! Para garantir que todos players disponibilizam seu conteúdo, é necessário fazer o upload dele em algum programa que agregue e distribua para todos os players. O envio será via RSS que é basicamente um distribuidor de conteúdo – nesse caso, ele distribui o áudio, a imagem e a descrição em texto de cada episódio do seu podcast. A forma mais fácil de criar e atualizar esse feed RSS e, ao mesmo tempo, hospedar os seus episódios na internet e ter acesso aos dados de audiência é assinar um serviço específico para publicação de podcasts. Hoje em dia existem várias opções, pagas e gratuitas. Alguns exemplos são: Anchor (gratuito), Spreaker (com opção de plano gratuito).
  12. Hora de divulgar: crie uma arte bem lynda para seu episódio e peça para os amigos postarem. Você pode também convidar entrevistados que dialoguem com seu universo para ampliar seu alcance de público. O mais importante é entregar um conteúdo de qualidade. O seu público virá como resultado da sua dedicação e consistência. 

 

Por fim, se pudesse escolher 3 pontos essenciais seriam: qualidade de gravação, clareza na fala, planejamento dos temas. Com esse guia você está pronto para desbravar esse universo. 

Um guia rápido, mas não tão simples de ser executado. Como incontáveis coisas da vida, não é mesmo? Conta pra gente se esse guia te foi útil e se você começou o seu próprio, deixa nos comentários o link para que quem estiver por aqui, possa escutar também. 

Um beijo dos bits digitais! 

Livia do Lago Basile & Mateus Lara