Opalas. Um caso de amor da Terra.
Cerca de cinco milhões de anos. Esse é o tempo necessário para a formação de 1 centímetro de opalas. Não à toa, é uma das mais raras gemas do mundo. Uma espécie de arco-íris escondido sob a terra, a opala é diferente das demais: conta com grande concentração de água (até 20%) e suas cores variam de acordo com a incidência da luz. Quando a luz passa pelas esferas de sílica, dependendo do seu tamanho, chega a superfície da pedra como uma onda de diferentes tons, formando um lindo jogo de cores, chamadas de cores espectrais ou play-of-color. A cor da superfície é chamada de cor base, e pode ser cristal, semi-cristal, negra, semi-negra e branca.
É aí que a brincadeira começa.
O jogo de cores determina sua beleza, mas também pode ser seu ponto fraco. Apenas joalheiros experientes conseguem lidar com essa característica mineral e não são raras as vezes que a opala é atingida de forma errada e quebra ou perde seu brilho. Por isso, na Europa racional do século 18 era considerada uma pedra de azar, azar dos joalheiros e ourives de mão pesada. Na França acreditavam que a Opala tornaria o portador invisível, facilitando que ele roubasse sem ser pego (que péssimo uso da invisibilidade). Sorte a nossa, isso protegeu a Opala durante anos e seu nome é anterior a lenda. Vem do “sânscrito” upala, significa pedra preciosa. As opalas são extraídas na antiga Tchecoslováquia há pelo menos 600 anos. Os Romanos usavam joias de opala da Etiópia durante o auge do Império por sentir que ela trazia boa-sorte e esperança. Uma lenda australiana diz que uma grande Opala governa o firmamento, o amor humano e o ouro dentro da Terra.
Depositada em temperatura relativamente baixa para escorrer nas fissuras de quase todo tipo de rocha, as opalas são encontradas nas formações ferrífero-manganesíferas, arenito, e basalto, ou seja, é uma pedra mais “mole” com dureza na escala mohls variando entre 5,5 e 6,5.
Propriedades da Opala
Encontradas sob o solo australiano, etíope, mexicano, peruano e americano, as opalas também se escondem nas profundezas das terras brasileiras. Segundo maior produtor de opalas do mundo, atrás apenas da Austrália, o Brasil exporta cerca de 30% das pedras garimpadas para Estados Unidos, Alemanha, França e Suíça. O restante é usado para fabricação de joias e artesanato local. Em cada região do mundo, a Opala possui uma característica. As que encontramos no Piauí são da tonalidade branca e azul de qualidade superior, as chamas opalas qualidade extra.
PERFIL
Grupo: Quartzo.
Cor: Branco, cinzento, azul, verde, alaranjado, negro.
Sistema: Amorfo, sem forma determinada.
Composição química: Dióxido de silício hidratado. São extremamente sensíveis e devem ser tratadas com muito cuidado.
Significado: a palavra opala significa “pedra preciosa” e vem do sânscrito upala, do Grego opallios e do latim opalus.
As opalas combinam os poderes da percepção, expressão e vontade possibilitando que o usuário veja, fale e aja com clareza, autoridade e confiança. As opalas são antídotos para indecisão, timidez, confusão e arrogância. A opala nos ensina a usar melhor as palavras.
A opala branca é a mais utilizada na joalheria. Ela atua como um amplificador emocional. Quando estamos felizes e usamos a opala, ela acelera nossa elevação de frequência. Quando estamos com emoções negativas, ela nos mostra o que está acontecendo para que possamos ter um entendimento melhor sobre nós e a situação. Uma vez limpo o corpo emocional, a opala traz para a aura uma frequência de alegria e criatividade.
A opala azul inspira tranquilidade, calma, confiança e atua como poderoso antídotos contra a timidez e indecisão. Desperta o poder da certeza sem arrogância ou confronto.
Já a opala negra, encontrada na Austrália, é uma excelente auxiliar para a liberação de traumas, mágoa e padrões. Ela ajuda a manifestar a intenção então a máxima “cuidado com o que você deseja” deve ser respeitado com a opala negra.
Conheça os benefícios dessa poderosa pedra.
Na joalheria Mamacoca, as opalas são carro-chefe de nossas criações. O jogo mágico de cores se revela ainda mais poderoso no sol. Suas propriedades ativam o chakra da comunicação (quinto chakra), o da intuição (sexto chakra) e o da espiritualidade (setimo chakra). Para entender melhor o conceito de chakras, temos um post explicando cada um deles aqui.
Conheça nossas joias Mamacoca com opala e receba este amor!